O ar e suas propriedades
- Maria Clara Sampaio Sena
- 14 de out. de 2015
- 1 min de leitura
O ar é formado por uma mistura de gases, como o nitrogênio, que ocupa 78%, os 21% é oxigênio, 0,097% é ocupado por outros gases (argônio, gás carbônico, neônio, hélio, metano, ozônio e muitos outros), e 0,03% é dióxido de carbono. Podemos perceber a presença do ar quando respiramos, pelo seu som e tabém atravéz da observação das folhas das árvores balançando. É chamado de ar rarefeito quando encontra-se em locais muito altos e quando há uma concentração menor de oxigênio, em algumas cidades com estas características, em algumas pessoas pode causar tontura, naúseas e cansaço. No caso dos pilotos de caças eles utilizam máscaras de oxigênio.
O ar possui pressão atmosférica, massa, compressão e elasticidade.
Matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa um lugar no espaço, por essa definição,
concluimos que o ar é matéria.
Ao colocar oxigênio em um cilindro, torna-se um gás comprimido, limitado a um determinado recipiente, que ao sair, exercerá pressão devido à diferença existente entre a pressão interna e externa.
O vento é originado quando um fluxo de ar de uma região com alta pressão atmosférica para uma região de pressão atmosférica baixa. Um fator importante na composição e qualidade do ar é a quantidade de vapor d'água.
Os seres vivos podem se prejudicar com o ar por meio da poluição que nele é transportada, algumas espécies de plantas não conseguem realizar a fotossintese. Nos seres humanos, pode causar tuberculose, meningite, pneumonia, difteria, coqueluche, caxumba, gripe, poliomielite, sarampo, entre outros.

Posts recentes
Ver tudoA litosfera é um suporte para a atividade humana, pois é onde se desenvolve várias atividades como a extração de recursos naturais e a...
O interior do planeta guarda energia gerada
O Império Romano foi divido em dois impérios (Oriente e Ocidente) para facilitar a administração. A capital estava passando por "crises"...
Comments