Império Bizantino
- Maria Clara Sampaio Sena
- 14 de out. de 2015
- 1 min de leitura
O Império Romano foi divido em dois impérios (Oriente e Ocidente) para facilitar a administração. A capital estava passando por "crises" e estava sujeito a ataques bárbaros. A cidade de Constatinopla que foi fundada por Constantino no ano de 330. Ele resolveu estabelecer uma nova capital que deveria ser no Oriente. Primeiramente pensou em estabelecê-la em Troia, Jerusalém ou Tebas. Mas optou pela colônia grega de Bizâncio, por isso, o Império Romano do Oriente também é chamado de Império Bizantino.
A principal atividade econômica desenvolvida em Constantinopla é o comércio marítimo e terrestre. Em questão de defesa, a cidade era cercada por muralhas e pelo mar. O imperador era conciderado representante de Deus na Terra.
O imperador era a figura central, era o líder político absoluto, o comandante supremo do exército, representante de Deus e chefe da religião, porém o Império foi dividido em províncias onde nelas haviam pessoas que tinham "sua posição" como comerciante, general...
No império de Justiniano, havia uma língua (o grego), uma legislação e uma fé (o cristianismo ortodoxo grego). A grande quantidade de povos gerou uma cultura muito rica e com características ocidentais e orientais. Ocorreu o Cisma do Oriente que foi a divisão da Igreja Bizantina em duas e sobre a arte podemos dizer que foi marcada pelos mosaicos, construções, abóbodas e vidraças coloridas que ao vilho do Sol aparecia luzes coloridas.
Posts recentes
Ver tudoA litosfera é um suporte para a atividade humana, pois é onde se desenvolve várias atividades como a extração de recursos naturais e a...
O interior do planeta guarda energia gerada
Comments